Pastoral da Saúde e Enfermos

A Pastoral da Saúde e Enfermos tem como missão promover ação evangelizadora do povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrara a vida, tornando presente na sociedade a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde. Ser em nome da fé cristã e da Igreja, presença consoladora e apoio aos sofrem enfermidades e dores.

Na dimensão solidária, a Pastoral busca a vivência e presença samaritana com os enfermos e sofredores nas instituições de saúde, família e Comunidade, bem como a visitação e o cuidar do Enfermo em suas necessidades: física, psíquica, social e espiritual.

Na dimensão comunitária, a Pastoral é elo entre a Comunidade de fé e o Enfermo e seus familiares e cuidadores. Além de promover a educação para a saúde, atuando na prevenção das doenças e valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

Na dimensão político-institucional, a Pastoral procura atuar com os Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço na área da saúde, zelando pela reflexão bioética e uma política eficaz na saúde.

Visão geral

A Pastoral faz visitas aos enfermos que desejam receber a Sagrada Comunhão e ouvir a Palavra. Também faz agendamentos para que o Sacerdote ministre os Sacramentos da Unção e Penitência.

A Pastoral trabalha com um cadastro, no qual há a relação de locais para a visitação, como hospitais, casa de idosos, casas particulares, dentre outros.

Para solicitar uma visita da Pastoral, acesse o link que está no fim desta página.

Responsáveis

Olga Angelini Carvalho