Perseverança

A Perseverança tem por objetivo auxiliar as crianças e adolescentes que já receberam a 1ª Eucaristia a continuar no caminho de Jesus Cristo, com dinâmicas de intimidade e comunhão com o Senhor, até a ocasião da preparação para a Crisma.

Também tem por objetivo fortalecer a fé segundo a pedagogia de Jesus, o conhecimento dos mistérios do Reino, destacando a vivência de valores e virtudes cristãs, acompanhando seu amadurecimento, tanto de vida como de fé.

A perseverança é direcionada aos adolescentes que receberam a primeira eucaristia, mas que ainda não atingiram os requisitos necessários para a Crisma.

Todos os domingos das 9h às 10h45, sendo que às 11h há a participação na missa das crianças.

A estrutura da Perseverança é organizada em seis pilares, com adaptações de ferramentas de psicopedagogia catequética e, do Diretório Geral para Catequese e Diretório Nacional de Catequese:

Pilar da Mistagogia

Continuamos a motivar o conhecimento do mistério de Cristo e ajudar o adolescente na compreensão e experiência dos ritos e celebrações litúrgicas próprias de nossa religião. Busca inseri-los cada vez mais na liturgia e na vida da Igreja, aprofundando o sentido dos sacramentos e vida sacramental, especialmente, o sacramento da Eucaristia.

Pilar da Formação

Formar no que constitui o núcleo da experiência cristã: a fé, a celebração e a vivência da Páscoa de Jesus. Busca-se ainda, formação continuada dos catequistas, com base na Sagrada Escritura, o Catecismo da Igreja Católica etc.

Pilar da Caridade

Tomar consciência de como ser cristão na vida cotidiana, por meio de ações de caridade e solidariedade, com ações concretas de sensibilização, doação e partilha: Chá de Bebê para Jesus, doação de material escolar, Campanha de Caridade na Quaresma, Campanha do dia das crianças, Campanha de Inverno e outras ações pontuais.

Pilar da Responsabilidade

Mostrar aos adolescentes e à sua família a corresponsabilidade para com a Comunidade; incentivar ações que propiciem a sustentação da Igreja – dízimo mirim; e auxiliar na missa, na organização da liturgia (projetor, leitores, coleta, distribuição do pãozinho, guardar os objetos litúrgicos, acólitos e coroinhas).

Pilar da Diversão

Propiciar momentos de confraternização, gerando memória afetiva agradável, ajudando na construção do que é ser Igreja – ir à igreja é pertencer a uma comunidade de apoio e amigos.

Pilar da Avaliação

Auxiliar os adolescentes na avaliação do que é ser cristão em um mundo tão material e imediatista como o nosso e em uma consciência clara dos valores cristãos. E incentivar o retorno de pais à comunidade.

Inscrição e Material de Apoio

A caminhada de Perseverança, pós-primeira Eucaristia, tem a duração de 2 a 3 anos até o início da Crisma.

A equipe conta materiais de apoio que indicam a doutrina da Santa Igreja, bem como materiais impressos ou de artesanato para as práticas e vivências.

Coordenadora

Vanessa C. Furlan